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quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Língua Portuguesa no Mundo

A Língua Portuguesa, com de 260 milhões de falantes, é, como língua nativa, a sexta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no ocidente. É o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo também falada em Macau, Guiné Equatorial, Diu, Goa e Damão, além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana.

A Língua Portuguesa é uma língua românica, tal como o espanhol, italiano, francês, romeno e galego.

Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). No momento atual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (note-se que línguas como o inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes), situação a que o Acordo Ortográfico de 1990 pretende pôr cobro.
Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

O Português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem a Luís Vaz de Camões, escritor português, autor de Os Lusíadas), "A última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac. Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".

Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas Africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o Português é agora língua oficial de oito países independentes, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Paraguai, Namíbia, Suíça e África do Sul. Encontram-se, também, numerosas comunidades de emigrantes, em várias cidades em todo o mundo, onde se fala o português como Paris na França; Hamilton nas Ilhas de Bermudas que faz parte dos territórios britânicos ultramarinos localizada no Oceano Atlântico; Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá; Boston, New Jersey e Miami nos EUA e Nagoya e Hamamatsu no Japão.

Com o destaque em que o Brasil vem ocupando no cenário internacional como  emergente, onde a sua economia já faz do país a 7ª potência econômica do mundo e o  grande crescimento anual de Angola, como um dos maiores do globo, vêm trazendo grande interesse da comunidade internacional pelo idioma,  fazendo com que o português seja muito estudado por outros países.

Geografia da Língua Portuguesa



██ Língua materna
██ Língua oficial e administrativa
██ Língua cultural ou secundária
██ Minorias falantes do português

Veja acima no gráfico a posição da língua portuguesa entre as mais faladas no mundo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

DISSERTAÇÃO- ARTIGO DE OPINIÃO


É comum encontrarmos circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião.
É importante estar preparado para produzir este tipo de texto, pois em algum momento e/ou circunstância poderá surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.
Nos gêneros argumentativos em geral, o autor tem a intenção de convencer seus interlocutores e para isso precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.
A partir da leitura de diferentes textos, o escritor poderá conhecer vários pontos de vista sobre um determinado assunto.


ESQUEMA-SÍNTESE
TÍTULO: geralmente uma frase que chame a atenção do leitor

INTRODUÇÃO: apresentação da polêmica, mais o seu ponto de vista em relação a ela

DESENVOLVIMENTO:

-1ºPARÁGRAFO: Argumentação que sustente o seu ponto de vista.
-2ºPARÁGRAFO: Mostrar a opinião que opositores ao seu ponto de vista têm em relação à polêmica.
-3ºPARÁGRAFO: contestar e criticar a opinião dos opositores

CONCLUSÃO: Reafirmar o seu ponto de vista em relação à polêmica. 
Exemplo de um Artigo de Opinião


A Necessidade das Diferenças

De acordo com a Teoria da Evolução, criada pelo cientista inglês Charles Darwin, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje, foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção se baseia na escolha das características mais úteis e não nas diferenças. É do conhecimento geral que alguns governos totalitários promoveram e promovem genocídios por considerarem determinadas raças inferiores.

Do meu ponto de vista, se no âmbito biológico, as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico, não pode ser diferente. Uma vez todos iguais, seríamos atingidos pelos mesmos problemas, sem perspectivas de resolução, já que todas ideias e problemas seriam semelhantes bem como todas as formas de ação para solucioná-los.
Obviamente, nem todas as diferenças, são benéficas. Por exemplo, a diferença entre as classes sociais, como é hoje na sociedade brasileira, uma das mais acentuadas do mundo, não podem ser concebíveis. Para somar a diferença social, é importante uma distribuição de renda mais igualitária, aliada a oportunidade de trabalho, educação e saúde para todos.
Mas há quem se baseia nestas diferenças, para excluir os menos favorecidos, há atos que entraram para a história, como exemplos de vergonha para a humanidade, basta lembrar do Holocausto imposto pelos nazistas aos judeus na Alemanha ou a matança dos curdos do Iraque promovido pelo ex-ditador daquele país.

Dessa forma, devemos nos conscientizar, de que somos todos iguais em espécie, mas conviver com as diferenças, por difícil que pareça, nos enriquece como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações vis, como racismos e perseguições religiosas, que apenas nos desqualificam como seres humanos.


Legenda com o significado das cores
Relato da polêmica
Ponto de vista em relação à polêmica
Argumentos que sustentam o ponto de vista:Argumentos dos opositores
Conclusão





Veja aqui um novo artigo de opinião a respeito de um assunto polêmico que é o uso do boné e do celular em sala de aula.

Uma Proibição Necessária
Um assunto que vem despertando a atenção não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso de celulares e bonés pelos estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se após a restrição do uso desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.

No que se refere ao celular, a proibição do seu uso em sala de aula é uma medida que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de aula é um local de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o celular é um aparelho que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem, visto que atrapalha não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.
Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que o professor - assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o respeito no exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir a uma aula usando um boné também o é.
Por outro lado, alguns entendem que o Estado não poderia proibir os celulares e bonés em sala de aula, visto que violaria o direito da pessoa de ir e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter em mente que não existe direito absoluto, todos são relativos. E sempre que há um conflito entre eles, deve-se realizar uma ponderação de valores, a fim de determinar qual prevalecerá. No caso em análise, o direito da coletividade (alunos e professores) prevalece sobre o direito individual de usar o celular ou o boné na sala de aula.

Desse modo, percebe-se que há razoabilidade nos objetivos pretendidos pela proibição, visto que beneficia toda a comunidade acadêmica. Os estudantes devem se conscientizar que escola é sinônimo de aprendizagem, e que todo esforço deve ser feito para valorizar o processo de ensino e a figura do professor.

Legenda com o significado das cores

Relato da polêmica
Ponto de vista em relação à polêmica
Argumentação      Argumentos que sustentam o ponto de vista  Argumentos dos opositores
Conclusão

DISSERTAÇÃO - CARTA ARGUMENTATIVA


O que diferencia a proposta da carta argumentativa da proposta de dissertação argumentativa, é o tipo de argumentação que caracteriza cada um desses tipos de texto. O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal. Por outro lado, a proposta de carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico, para quem a argumentação deverá estar orientada. Essa diferença de interlocutores deve necessariamente levar a uma organização argumentativa diferente, nos dois casos. Até porque na carta argumentativa, a intenção é frequentemente a de persuardir um interlocutor específico (convencê-lo do ponto de vista defendido por quem escreve a carta ou demovê-lo do ponto de vista por ele defendido e que o autor da carta considera equivocado).

ESQUEMA-SÍNTESE DA CARTA ARGUMENTATIVA

LOCAL E DATA: o nome da cidade por extenso
VOCATIVO: (centralizado) pronome pessoal de tratamento, de acordo com a função social do destinatário.
1ºPARÁGRAFO: intenção, discutir, parabenizar, elogiar, reinvidicar...deixar clara a intenção para o destinatário.
2º, 3º PARÁGRAFOS: corpo da carta, corresponde a argumentação da dissertação. A quantidade de parágrafos varia, dependendo da quantidade de argumentos
4ºPARÁGRAFO: reafirmação da intenção e despedida.
ASSINATURA: iniciais do nome: não se pode identificar na prova de redação no vestibular.

EXEMPLO: Primeiro texto desenvolvido por minha aluna AGB em um cursinho preparatório para vestibular na EE Paulo Freire de Iguatemi-MS. Nota-se porém que foram desenvolvidos só três parágrafos no desenvolvimento:





Iguatemi-MS, 19 de maio de 2009

Excelentíssimo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama.


É com muito pesar, mediante a situação limítrofe imposta ao planeta Terra, por Vossa Excelência, como chefe de estado, que venho alertá-lo da arrogância dos Estados Unidos da América em relação a tal assunto.
Mesmo que vocês americanos, queiram monopolizar nossa floresta, saibam que o Brasil, país onde a população está sendo conscientizada diariamente sobre o aquecimento global, a importância da economia da água, preservação da biodiversidade, enfim de todo ecossistema. Ainda assim, o desafiaremos nesta árdua disputa.
Ainda não sabemos o quê que estamos disputando, pois nossas vidas poderão estar diretamente dependentes do oxigênio, fauna e flora ali existentes, e quando me refiro a nossas, envolvo americanos, brasileiros e o restante da população mundial.
Francamente, excelentíssimo presidente: mesmo sabendo que tudo gira em torno do capitalismo desmedido, interesses internacionais maliciosos estão envolvidos, logo, devemos nos conscientizar, ao invés de disputarmos territórios, unir forças e trabalhar em prol da preservação desta imensa floresta.


Respeitosamente,


ABG