Total de acessos

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA -2010 Artigo de Opinião Texto vencedor em Iguatemi-MS

                              
Texto vencedor na Escola MAP e na Comissão Municipal, para representar Iguatemi na Etapa Estadual, como Gênero Artigo de Opinião



       Ilha de Tragédias cercada por um Mar de Evolução

          Vivo em uma pacata cidadezinha no extremo sul de Mato Grosso do Sul com aproximadamente quinze mil habitantes. Os contornos do mapa do município parece uma folha de erva-mate, planta típica da região e que ainda hoje faz parte da abalada economia agrícola local e que até hoje dá o título a cidade de Capital da Erva-Mate.
          Minha cidade passa por uma situação lamentável, pois nenhuma indústria de grande porte, está instalada em seus limites territoriais para que possa oferecer mais opções de emprego além do mais para agravar, a situação se caminha em sentido contrário, pois a maior indústria frigorífica fechou as portas há alguns meses deixando de gerar 800 empregos diretos e mais de 500 indiretos.
          No meu ponto de vista, realmente Iguatemi corre grande risco de entrar em colapso em todos os aspectos, uma vez que os problemas que nela aparece realmente são exclusivos só à referida cidade, pois a mídia todos os dias divulga que o mundo já superou a crise econômica e tal fato se comprova pelas perspectivas de crescimento do Brasil, em torno de 7% para o ano de 2010. Soma-se a isso a migração dos iguatemienses para as cidades vizinhas e para outros estados em busca de emprego provocando assim, tanto o êxodo urbano como rural, pois o campo também para de fornecer a matéria-prima, que é o boi para o abate.
          Há quem pense diferente, que melhores dias virão e que a prosperidade que atinge o país de norte a sul também chegará aqui. Há argumentações que o comércio irá absorver a massa de desempregados e até que pequenas indústrias iriam amenizar a situação de desespero da população.
          Ainda resta ressaltar, que uma enorme quantidade de pessoas imprudentes estão arriscando a vida e a liberdade no tráfico de drogas e contrabando de cigarros, porque a localidade não oferece meios de ganhar dinheiro e sim a oportunidade ao crime uma vez que moramos em uma região de fronteira com o Paraguai. Quando essas pessoas caem presas, ceifa qualquer esperança de novos horizontes. E quando não são, terminam por abastecer a violência das grandes metrópoles financiada pelo tráfico.
          Dessa forma, é importante que medidas urgentes sejam tomadas, é necessário que a atual gestão ofereça subsídios tributários, e físicos para que haja interesse dos grandes empresários em montarem indústrias por aqui, pois a cidade é promissora, acolhedora e possui mão de obra qualificada para qualquer atividade produtiva.

Autora: Lucineia