Total de acessos

terça-feira, 12 de maio de 2009

DISSERTAÇÃO- ARTIGO DE OPINIÃO


É comum encontrarmos circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião.
É importante estar preparado para produzir este tipo de texto, pois em algum momento e/ou circunstância poderá surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.
Nos gêneros argumentativos em geral, o autor tem a intenção de convencer seus interlocutores e para isso precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.
A partir da leitura de diferentes textos, o escritor poderá conhecer vários pontos de vista sobre um determinado assunto.


ESQUEMA-SÍNTESE
TÍTULO: geralmente uma frase que chame a atenção do leitor

INTRODUÇÃO: apresentação da polêmica, mais o seu ponto de vista em relação a ela

DESENVOLVIMENTO:

-1ºPARÁGRAFO: Argumentação que sustente o seu ponto de vista.
-2ºPARÁGRAFO: Mostrar a opinião que opositores ao seu ponto de vista têm em relação à polêmica.
-3ºPARÁGRAFO: contestar e criticar a opinião dos opositores

CONCLUSÃO: Reafirmar o seu ponto de vista em relação à polêmica. 
Exemplo de um Artigo de Opinião


A Necessidade das Diferenças

De acordo com a Teoria da Evolução, criada pelo cientista inglês Charles Darwin, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje, foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção se baseia na escolha das características mais úteis e não nas diferenças. É do conhecimento geral que alguns governos totalitários promoveram e promovem genocídios por considerarem determinadas raças inferiores.

Do meu ponto de vista, se no âmbito biológico, as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico, não pode ser diferente. Uma vez todos iguais, seríamos atingidos pelos mesmos problemas, sem perspectivas de resolução, já que todas ideias e problemas seriam semelhantes bem como todas as formas de ação para solucioná-los.
Obviamente, nem todas as diferenças, são benéficas. Por exemplo, a diferença entre as classes sociais, como é hoje na sociedade brasileira, uma das mais acentuadas do mundo, não podem ser concebíveis. Para somar a diferença social, é importante uma distribuição de renda mais igualitária, aliada a oportunidade de trabalho, educação e saúde para todos.
Mas há quem se baseia nestas diferenças, para excluir os menos favorecidos, há atos que entraram para a história, como exemplos de vergonha para a humanidade, basta lembrar do Holocausto imposto pelos nazistas aos judeus na Alemanha ou a matança dos curdos do Iraque promovido pelo ex-ditador daquele país.

Dessa forma, devemos nos conscientizar, de que somos todos iguais em espécie, mas conviver com as diferenças, por difícil que pareça, nos enriquece como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações vis, como racismos e perseguições religiosas, que apenas nos desqualificam como seres humanos.


Legenda com o significado das cores
Relato da polêmica
Ponto de vista em relação à polêmica
Argumentos que sustentam o ponto de vista:Argumentos dos opositores
Conclusão





Veja aqui um novo artigo de opinião a respeito de um assunto polêmico que é o uso do boné e do celular em sala de aula.

Uma Proibição Necessária
Um assunto que vem despertando a atenção não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso de celulares e bonés pelos estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se após a restrição do uso desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.

No que se refere ao celular, a proibição do seu uso em sala de aula é uma medida que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de aula é um local de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o celular é um aparelho que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem, visto que atrapalha não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.
Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que o professor - assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o respeito no exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir a uma aula usando um boné também o é.
Por outro lado, alguns entendem que o Estado não poderia proibir os celulares e bonés em sala de aula, visto que violaria o direito da pessoa de ir e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter em mente que não existe direito absoluto, todos são relativos. E sempre que há um conflito entre eles, deve-se realizar uma ponderação de valores, a fim de determinar qual prevalecerá. No caso em análise, o direito da coletividade (alunos e professores) prevalece sobre o direito individual de usar o celular ou o boné na sala de aula.

Desse modo, percebe-se que há razoabilidade nos objetivos pretendidos pela proibição, visto que beneficia toda a comunidade acadêmica. Os estudantes devem se conscientizar que escola é sinônimo de aprendizagem, e que todo esforço deve ser feito para valorizar o processo de ensino e a figura do professor.

Legenda com o significado das cores

Relato da polêmica
Ponto de vista em relação à polêmica
Argumentação      Argumentos que sustentam o ponto de vista  Argumentos dos opositores
Conclusão

47 comentários:

  1. eu odeio fazer redaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foda se filho da puta

      Excluir
    2. calma glra ele so odeia redação é dele pra que xinga

      se cultura voce é vil fi

      Excluir
    3. Parabéns pelo trabalho. A redação é fundamental em qualquer concurso e para vida em si... pena que os alunos quando percebem isso é tarde... (ENEM,VESTIBULARES E CONCURSOS EM GERAL...)

      Excluir
    4. Se Odeia Porque Faz?

      Excluir
  2. Muito bacana esses artigos de opinião, e a maneira como foram apresentados...

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos textos, ajudou no meu trabalho escolar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desses modelos, bem elaborados e explicados de maneira simples e objetiva. E muito bem bolada a legenda de cores para explicar como se desenvolve o artigo de opinião. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,esses modelos gostei muito e vai me ajudar muito a estudar para a prova!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto me ajudou em um trabalho escolar.Vlw

    ResponderExcluir
  7. Só achei que faltou os dados estatisticos e numericos dos artigos de opinião . Pra um texto ser um artigo de opinião tem q ter dados estatisticos e numericos.

    ResponderExcluir
  8. me ajudou no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  9. gostei muito dos textos, bastante didáticos

    ResponderExcluir
  10. BEM ESCLARECIDO.VALEU CONTINUE ASSIM POIS COM VC IREMOS APRENDER MUITO.

    ResponderExcluir
  11. adorei, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  12. seu artigo foi de fundamental importância para mim, tenho muita dificuldade em redigir .

    ResponderExcluir
  13. Gostei pois cada vez mais nos incentiva a leitura

    ResponderExcluir
  14. adoro sexo :D
    obs:anal !!!!

    ResponderExcluir
  15. gostei bastante da forma como vc elaborou o texto e destacou cada caracteristica de um artigo de opinião
    vai me ajudar bastante obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
  16. sexo faz bem a saude......

    ResponderExcluir
  17. Carlos == Martins/RN3 de junho de 2012 05:47

    gostei muito desses exemplos, simplis porem muito completo me ajudará muito

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela força. Grato!!!

    ResponderExcluir
  19. quem escreveu o artigo "uma proibição necessária" ?

    ResponderExcluir
  20. Quem escreveu: "se foda filho da p..." é um idiota,pois se vc não gostou não acesse esse tipo de site,esse site é para pessoas inteligentes que não escrevem palavrões e que querem adquirir conhecimentos e se dar bem nos estudos e consequentemente na vida. Desejo a todos que elogiaram, boa sorte na vida e que Deus os ilumine em todos os seus caminhos. Bjs. Aqui quem escreve é uma professora de Língua Portuguesa da região de Mauá SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o site, serve de ferramenta para nosso aprendizado, os interessados amaram com certeza. Deus abençoe todos que acessaram para dar sugestão e opiniões. "E muito bom encontrar uma luz no fim do túnel" Já os que não se sentiram bem, é só mudar de site sem ferir e magoar as pessoas.

      Excluir
    2. fodaçe filio da puta

      Excluir
  21. Tenho um artigo de opinião sobre "o conflito entre a essência e a aparência na sociedade atual". Não tenho nem uma ideia de como posso começar alguma sugestão ?

    ResponderExcluir
  22. O tema deste artigo não foge a regra, conforme você pode ver,trata-se de duas situações antagônicas que é o que você é realmente na sociedade contra a situação do que você apenas aparenta ser. Então o tema é exatamente igual aos que eu apresentei no blog. Duas situações opostas: Igual usar ou não o boné e o celular na sala de aula? Ou então conforme está no primeiro artigo: Aceitar ou excluir as diferenças das pessoas? Assim será o seu artigo:
    Você deve expor esse assunto polêmico, ou seja, que na sociedae existe essas duas concepções que é o de "ser e o de parecer". Depois voce deve tomar um posicionamento, ou seja, deve ficar do lado de uma das adversidades,e em cada um dos três parágrafo seguintes deve desenvolver três argumentos sendo dois justificando e defendendo o que levou você a se posicionar ou a favor do "ser" ou a favor do "parecer". Não se esqueça de colocar um argumento mostrando o pensamento de quem pensa diferente de você
    Depois você deve encontrar uma solução que possa ser colocada em prática, que não só fique no papel. Você deve encontrar uma solução porque se trata de um assunto polêmico ( opinioes diferentes)
    Espero tê-lo ajudado, meu caro leitor.

    ResponderExcluir
  23. Com homens, livros e sabedoria. Parabéns! Continue com a proposta, também em outros modelos de escrita.

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada e muito esclarecedor ...parabéns !!! e ao otários que estão criticando, continuem na escuridão e sendo mais um "burro" para que o governo monte em vcs ....

    ResponderExcluir
  25. Bruno - Foz do Iguaçu5 de dezembro de 2012 20:12

    Muito bom....vai me ajudar muito em um vestiba que vou prestar neste próximo final de semana.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom, ajuda muita gente esse site :)

    ResponderExcluir
  27. peguei o segundo texto para meu trabalho sobre textos argumentativos (coloquei a fonte/site) mas está pedindo o nome do autor. será que poderia colocar? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Gostei tá de parabéns *-------------*

    ResponderExcluir
  29. Realmente gostei muito das exemplificações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Ótimos textos, me ajudou muito a entender o que é um artigo de opinião!!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pela explanação! ficou bastante claro o que é um artigo de opinião e como proceder para fazer um, me ajudou muito nos meus estudos.

    ResponderExcluir
  32. vcs podeiria coloca um artigo de opiniao sobre a vacina do hpv?

    ResponderExcluir