Total de acessos

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MELHORES REDAÇÕES ENVIADAS À CGU PARA PARTICIPAREM DO

                                    

Aqui duas dissertações Argumentativas orientadas por mim, selecionadas nas Escolas 8 de Maio e Paulo Freire de Iguatemi, onde ministro aulas de Língua Portuguesa. Esses textos foram  enviados à CGU para concorrerem aos prêmios nacionais,  que dispõe o Regulamento do 4º Concurso de Redação e Desenho da CGU.


   
  De Sonho a Realidade, através da Educação


     Atualmente, fala-se muito em política, com a aproximação das eleições majoritárias. Esta certamente é uma época de decisões, após a análise dos candidatos, ou pelo menos deveria ser, antes de se exercer o maior exemplo de cidadania que é o voto, para com aqueles que receberão poder para transformar esse país naquele em que todos os brasileiros esperam. Sem misérias, violência, desemprego, epidemia e, sobretudo falta de educação.
     Como seria bom, andar pelas ruas com segurança, saudável e com dinheiro no bolso, isso até parece utopia se comparado ao que a mídia divulga. Certamente, investimento direto nesses problemas, amenizaria a atual situação de calamidade social pela qual o país passa.
     Além disso, a prioridade do poder público no meu ponto de vista seria em investimento maciço na educação de qualidade para combater o analfabetismo funcional, pois ela é a base de todas as atividades produtivas, e assim por tabela já reduziria os problemas mais relevantes que assolam o país.
     Dessa forma, é inconcebível votar em alguém que não se proponha em investir no ensino, pois só assim poderemos ser um país emergente que ofereça através da instrução, oportunidades para todos os cidadãos.
.
EE PAULO FREIRE
Autora: Josimara M Pereira 
Professor Orientador: Raimundo M Araripe




                                 Destino eficiente e sem desvios ao dinheiro público arrecadado


        A seriedade que se deve ter com o dinheiro público arrecadado nas mais diversas formas de impostos, deve igualar-se ao mesmo tempo, à eficiência com que é aplicado, com coisas que realmente rendam resultados a que se destinam, mesmo a médio ou longo prazo, por isso, planejamento coletivo priorizando algumas necessidades fundamentais e que uma vez sanadas, possam retribuir benefícios à sociedade como educação e saúde de qualidades e que são imprescindíveis nas sociedades modernas.
      É indiscutível que investimento em escolas nunca será perdido, assim sendo, haverá garantia de um futuro promissor, pois a educação é a base de todas as atividades produtivas, exemplos disso não faltam, pois alguns países emergentes que o fizeram, atingiram um patamar de desenvolvimento acima do Brasil, como Chile e Coreia do Sul. Assim também com médicos mais qualificados, policlínicas com equipamentos sofisticados distribuídas pelo interior e políticas adequadas de saneamento básico, poderíamos conter doenças facilmente curáveis que todos os anos tornam-se epidemias por todo o país.
      Assim, é indispensável que o governo contivesse tanto desvio de dinheiro público a fim de que pudesse contar com recursos necessários para cuidar da saúde e dar educação ao seu povo. Porque sem dúvida este país é rico e campeão em arrecadação tributária, onde os crimes contra o patrimônio público não são punidos como deveriam, pois a certeza da impunidade dá ousadia à prática da corrupção e não obstante, a justiça parece punir com severidade os pobres e desvalidos, dando atenuante aos crimes de “colarinhos brancos”.
     Dessa forma, é necessário que os próximos governantes eticamente olhem para a prioridade de se combater com eficiência o desvio de dinheiro público e assim feito, o invistam maciçamente em educação e saúde pois assim estariam aplicando de forma sábia, e consequentemente, o país teria em médio e longo prazo, o retorno garantido.

EE 8 de Maio
Autor: Lucinéia Domiciano 
Professor Orientador: Raimundo M Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário