Total de acessos

terça-feira, 12 de maio de 2009

DISSERTAÇÃO - CARTA ARGUMENTATIVA


O que diferencia a proposta da carta argumentativa da proposta de dissertação argumentativa, é o tipo de argumentação que caracteriza cada um desses tipos de texto. O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal. Por outro lado, a proposta de carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico, para quem a argumentação deverá estar orientada. Essa diferença de interlocutores deve necessariamente levar a uma organização argumentativa diferente, nos dois casos. Até porque na carta argumentativa, a intenção é frequentemente a de persuardir um interlocutor específico (convencê-lo do ponto de vista defendido por quem escreve a carta ou demovê-lo do ponto de vista por ele defendido e que o autor da carta considera equivocado).

ESQUEMA-SÍNTESE DA CARTA ARGUMENTATIVA

LOCAL E DATA: o nome da cidade por extenso
VOCATIVO: (centralizado) pronome pessoal de tratamento, de acordo com a função social do destinatário.
1ºPARÁGRAFO: intenção, discutir, parabenizar, elogiar, reinvidicar...deixar clara a intenção para o destinatário.
2º, 3º PARÁGRAFOS: corpo da carta, corresponde a argumentação da dissertação. A quantidade de parágrafos varia, dependendo da quantidade de argumentos
4ºPARÁGRAFO: reafirmação da intenção e despedida.
ASSINATURA: iniciais do nome: não se pode identificar na prova de redação no vestibular.

EXEMPLO: Primeiro texto desenvolvido por minha aluna AGB em um cursinho preparatório para vestibular na EE Paulo Freire de Iguatemi-MS. Nota-se porém que foram desenvolvidos só três parágrafos no desenvolvimento:





Iguatemi-MS, 19 de maio de 2009

Excelentíssimo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama.


É com muito pesar, mediante a situação limítrofe imposta ao planeta Terra, por Vossa Excelência, como chefe de estado, que venho alertá-lo da arrogância dos Estados Unidos da América em relação a tal assunto.
Mesmo que vocês americanos, queiram monopolizar nossa floresta, saibam que o Brasil, país onde a população está sendo conscientizada diariamente sobre o aquecimento global, a importância da economia da água, preservação da biodiversidade, enfim de todo ecossistema. Ainda assim, o desafiaremos nesta árdua disputa.
Ainda não sabemos o quê que estamos disputando, pois nossas vidas poderão estar diretamente dependentes do oxigênio, fauna e flora ali existentes, e quando me refiro a nossas, envolvo americanos, brasileiros e o restante da população mundial.
Francamente, excelentíssimo presidente: mesmo sabendo que tudo gira em torno do capitalismo desmedido, interesses internacionais maliciosos estão envolvidos, logo, devemos nos conscientizar, ao invés de disputarmos territórios, unir forças e trabalhar em prol da preservação desta imensa floresta.


Respeitosamente,


ABG

8 comentários:

  1. Nilza Aparecida Andréio3 de maio de 2011 às 13:44

    Visitei seu Blog e achei tudo muito interessante, me paasou algo muito importante! Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Achemos excelente seu blog, nos ajudou muito na dissertação!Obrigada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom, estao de parabens..

    ResponderExcluir
  4. me ajudou bastante, não sabia que uma vez que não foi solicitado o pseudosmia que poderia colocar as iniciais do nome

    ResponderExcluir